DENÚNCIA CONTRA BOLSONARO PROVOCA DISCUSSÃO ...
- RÁDIO SAINT LOUSI FM
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
DENÚNCIA CONTRA BOLSONARO PROVOCA DISCUSSÃO ENTRE DEPUTADOS DO GOVERNO E DA OPOSIÇÃO NO PLENÁRIO DA CÂMARA. O REPÓRTER MARCELLO LARCHER TEM OS DETALHES.
Eram quase 9 horas da noite no Plenário da Câmara quando chegou a notícia de que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao Supremo Tribunal Federal denúncia contra 34 pessoas por envolvimento em tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

A notícia provocou discussão entre parlamentares do governo e da oposição, o que por alguns minutos interrompeu as votações.
Bolsonaro foi denunciado por crimes como liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Além dele, foram denunciados ainda por tentativa de golpe de Estado o ex-ministro e ex-candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, general Braga Netto; o deputado federal Delegado Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.
A notícia foi lida da tribuna do Plenário pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que comemorou a denúncia.
“Hoje é um dia muito feliz para essa nação, sabe por quê? Porque é o dia em que a gente comemora que a democracia vale mais do que meia dúzia de golpistas que acharam que iam fazer um levante popular, não fizeram o levante popular. Ocuparam os quartéis e a frente dos quartéis, pagando caro para cada um daqueles que estão lá. E hoje não tem vergonha na cara de pedir anistia. Anistia para quem estava pago para fazer cortina de fumaça para golpistas.”
Deputados da oposição criticaram a denúncia, que classificaram como fantasia com o objetivo de tirar o nome do ex-presidente Bolsonaro das urnas. Foi o que disse o deputado Rodrigo Valadares (União-SE).
“O consórcio nefasto que hoje gere o Brasil, PT e Judiciário, chega com a denúncia que não é surpresa para ninguém. A fantasia do golpe de Estado. Uma fantasia criada nesses gabinetes. O governo que não quer enfrentar a força popular de Bolsonaro. Porque é isso que vocês são, esquerda. Vocês são um bando de covardes que, com medo de enfrentar o presidente Bolsonaro, ficam buscando essas narrativas fantasiosas de golpe de Estado.”
Se a denúncia for aceita pelo Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro e os demais denunciados se tornarão réus e passarão a responder a processo penal.
Da Rádio Câmara, com informações de Antonio Vital, Marcello Larcher
コメント