coletiva -Prefeito- eleito Paulo Bigodinho vice- Ilacir bicalho
19 de dez. de 2024, 16:40
Estivemos nesta quarta-feira, 19/12, acompanhando a cerimônia de diplomação do prefeito, do vice-prefeito e dos 21 vereadores eleitos no dia 6 de outubro.
A cerimônia foi realizada no Teatro Antônio Roberto Almeida, no centro histórico.
Compareceram à cerimônia as autoridades do município, parentes e amigos.
A cerimônia foi conduzida pelas autoridades doTJE e TRE de Santa Luzia.
No final do evento, o prefeito Paulo Bigodinho e o vice-prefeito Ilacir Bicalho deram uma coletiva para a imprensa local: Rádio Saint Louis FM, Jornal A Voz do Povo, Portal One e Virou Notícia.
Acompanhe!
Portal One: - Senhores prefeitos, vice-prefeito, boa tarde. Quais são as expectativas de vocês para 2025?
Prefeito Paulo Bigodinho:
Olha, nós já iniciamos a transição. Nossa expectativa é que nós vamos fazer um trabalho sério para Santa Luzia voltar a crescer. Nós estamos muito preocupados, a situação financeira tem deixado a gente buscando iniciativas para poder encontrar uma solução para o que nós vamos encontrar no ano que vem.
A partir de dia 1º, nós vamos conseguir constatar mesmo qual é a real situação da cidade de Santa Luzia.
Apesar de que a gente já tem percebido que as dificuldades inicialmente serão muito grandes. A gente pode constatar por alguns contratos que não têm sido pagos, a gente pode constatar por salários atrasados, por algumas prestadoras de serviço. Então, assim, mas só a partir do dia 1º mesmo, dia 2, aliás, que nós vamos conseguir ter uma noção maior do que nós vamos encontrar.
Nós estamos com muita vontade de trabalhar.
Portal One: Como foi o seu processo de transição?
Vice- Ilacir Bicalho:
A transição foi formada por uma equipe, uma equipe que está nos trazendo algumas informações não muito boas.
Você está vendo aqui que a cidade está passando por grandes dificuldades. Sabemos aí que até funcionários sem salários, igual o Paulo falou, para não ser repetitivo, nós temos bons projetos para a cidade.
Mas o povo vai ter que ter paciência com a gente, pelo menos seis meses, porque nós somos sabedores de quem a cidade está passando.
Tem um buraco, né?
Principalmente na prefeitura. É complicado. Os engenheiros não sabem como é que está o buraco lá na prefeitura.
Ramon Damasio : Em algum momento vocês tiveram informações? Como é que está o caixa da prefeitura hoje? Tem recurso, não tem? Qual é o valor dessa dívida? O que vocês já apuraram, de fato, até agora?
Prefeito Paulo Bigodinho:
-Ramon, de acordo com as apurações da transição, a gente acredita que vai encontrar restos a pagar superior a 100 milhões de reais. Preocupação muito grande. Inclusive, não oficial, mas nos bastidores, a gente acredita que nem o salário de dezembro vai ser pago pela prefeitura
Então é uma preocupação muito grande a gente já entrar a janeiro. Claro que nós estamos cheios de vontade, cheios de projetos, cheios de coragem, entusiasmo, mas nós vamos ter que fazer um choque de gestão. Nós vamos ter que conversar com os fornecedores. Mas tem que ter uma compreensão muito grande, porque pelo que nós estamos levando, que a gente ainda não pode falar oficialmente, a dificuldade financeira que o município enfrenta hoje é uma das maiores das cidades aqui da região metropolitana.
Ramon Damasio: E essa dificuldade vem em decorrência de quê? De uma série de fatores, algum tempo pra cá, ou especificamente por conta do período eleitoral?
Prefeito: Ramon, uma série de fatores. Agravado pelo período eleitoral. Pra você ter uma ideia, vou passar um dado rápido aqui. Até fevereiro, a folha de pagamento estava em determinado valor. A partir de fevereiro pra frente, subiu quase 4 milhões a folha.
Eu não estou com os dados aqui exatos pra te falar agora. Só que a máquina está muito inchada. Não sei, não posso afirmar que foi por questão política, e eles fizeram diversas contratações pra poder tentar transformar isso em apoios políticos.
Vice : Mas a situação é muito complicada hoje. Tudo indica que sim, porque são nomeações de cargos livres, nomeação de comissionados. É, nós estamos muito preocupados.
Mas nós já estamos bolando algumas estratégias. Nós já estamos estudando alguns contratos. Nós já estamos estudando uma possibilidade de negociar com esses fornecedores a partir do dia que vem. Trocar alguns, procurar melhores preços no mercado, enxugar a máquina. Provavelmente nós não iremos entrar com todos os secretários.
Prefeito : Eu e o Ilaci estamos conversando muito a respeito disso.
Devemos nomear todos a partir de janeiro. Vamos fazer tudo com bastante calma, pra gente não piorar a situação financeira do município.
Bigodinho:
Agora eu reitero o que o ILáci falou. População que tenha uma calma com a gente, porque nós vamos pegar a térra arrasado em janeiro.
Wellington Saint Lousi FM. Pegamos nesse período final o problema da saúde. Como é que está essa questão da saúde?
Prefeito:
Olha, preocupação muito grande nossa em relação à saúde. Vocês podem ver que as UPAs estão extremamente lotadas. Os pós-saúde extremamente demandados.
Até em função de recentemente pagamento atrasado de médico. O quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem reduziu drasticamente devido à questão financeira do município. Então a equipe está trabalhando completamente sobrecarregada e sem apoio nenhum da prefeitura.
Então a gente vai ter que fazer um grande trabalho na saúde pra mudar essa realidade.
Wellington Saint Lousi FM: Na questão dos contratos da medicina especializada, como é que está?
Prefeito :
Na questão dos contratos, nós ainda estamos levantando todos os contratos. Eu não posso falar pra você especificadamente a respeito da medicina especializada.
O que a gente tem como projeto, talvez a médio prazo, é ampliar pra uma clínica aqui na região da parte alta também. Porque a gente só tinha uma que era aqui, ela foi pra região do São Benedito. E a gente precisa ampliar, nós precisamos ter duas.
Uma só não atende a população.
Portal One: E como é que está aí pros grandes cargos aí, os secretariados, já tem alguém, já tem ideias?
Vice Ilacir :
Eu gostaria de falar, o Paulo disse aqui agora mesmo, sobre as secretarias. Vai ser pouquíssimas secretarias que nós já vamos entrar, já vão entrar poucos secretários. A maioria vai ser com superintendentes.
Mas tem que enxugar, né? Tem que enxugar.
Porque a Secretaria de Serviços Especiais não tem jeito, né?
Saúde, educação, a parte do serviço humano, essa aí não tem jeito, tem que entrar. Mas alguns nós vamos esperar pra colocar o pezinho lá pra responder quem sabe o que a gente vai fazer. Nós devemos entrar pelo menos com superintendentes. Deixar o secretário pelo menos pra três meses, mais ou menos.
Ramon Damasio: Primeiro ato de vocês, uma portaria de exoneração de todos os servidores comissionados. Posteriormente começa a contratação pontual.
Já começaram a pensar sobre isso também?
Prefeito Bigodinho:
Ramon, isso ainda está sendo estudado com a nossa equipe. Informalmente, nós já recebemos o comunicado que a Prefeitura não irá exonerar mais funcionários de serviço humano, pelo menos em grande escala. Muito provavelmente até pela dificuldade de pagar os acertos, apesar de ser um risco muito grande.
Nós ainda estamos estudando como nós vamos fazer. A decisão tem que ser tomada agora, até o dia 1º. Como que nós vamos fazer essa troca.
Eu acredito que nós não vamos fazer uma demissão em masso. Nós vamos avaliar as pessoas que estão naqueles cargos que a gente precisa deles para a Prefeitura rodar. Desde o princípio que nós falamos que não iríamos fazer perseguição. Nós vamos avaliar quem trabalha certo, quem trabalha corretamente, para essas pessoas continuarem. E é lógico que algumas mudanças estratégicas nós temos que fazer para colocar as pessoas na nossa confiança. É muito sério esse trabalho que nós vamos fazer.
Prefeito: Dentro desse choque de gestão, nós vamos precisar de pessoas da nossa confiança, junto com a gente, nessa primeira etapa da Prefeitura.
Ramon Damasio: A questão do servidor efetivo, de ser valorizado também. Ao mesmo tempo, vem com a gente, vamos jogar no nosso time. Estamos do mesmo lado e tem importância também do servidor efetivo.
Prefeito Paulo :
Hoje a gente tem um quadro de servidores efetivos que estão um pouco chateados. Então a gente precisa conquistar a confiança desses servidores, dando apoio, ouvindo e também aproveitando. A gente tem diversos servidores que são experientes e vão poder contribuir para a gente nesse início. Porque eles são a história da Prefeitura.
Então a gente vai precisar deles para poder nos ajudar a construir esse projeto de por medio e longo prazo.
Portal One: Dentro dos cargos legislativos, como é que vai ser a tratativa? Como vai ser a tratativa entre vocês com os cargos legislativos que ficam na união de vocês?
Vice Ilacir :
- Assim, aproveitando a pergunta do colega, como é que é o nosso relacionamento com o legislativo, eu já aproveitei e já vou responder. Inicialmente está sendo muito boa, tá? A gente já fez várias reuniões e as tratativas, né? Porque a gente precisa muito do legislativo, muito mesmo, tá? E principalmente os projetos, né? Alguns projetos que cairão lá imediatos, né? E tem que ter as pessoas entendidas. Isso aí nós já explicamos para eles como que vai ser o nosso trato com eles.
O nosso trato com o vereador. O vereador que é o bem do bairro dele, o retuto dele. Isso aí é óbvio que eu como vereador e o Paulo como vereador sabemos das necessidades, o que o vereador precisa. Isso aí nós vamos oferecer para eles, tá? Porque o que eles estão fazendo para o bairro deles, estão fazendo para a gente também. É isso? Com toda certeza.
Rádio Saint Lousi: Esse ano já terminou a gestão de vereadores qual a mensagem que vocês deixam para a população de Santa Luzia que Senhores estaram conduzindo?
Prefeito,
Olha, eu falei agora há pouco, né? Mais de 47 mil pessoas votaram no nosso projeto, acreditaram no nosso projeto. Mas nós temos uma responsabilidade agora de governar mais de 200 mil pessoas. Então, assim, a nossa ideia é realmente dialogar, conversar, deixar a população participar para que a gente juntos possa fazer um projeto para a cidade toda, independente de quem votou e quem não votou.
Vice Ilacir :
A mensagem que a gente passa para todo o pessoal de Santa Luzia é que nós gostamos de trabalhar, tá? Vamos trabalhar com muita amizade, né? Vamos trabalhar firmes. Porque nós não sabemos como é que nós vamos encontrar a Prefeitura. Mas boa vontade nós temos, tá? E perseverança, firmeza no trabalho.
Isso aí,
Prefeito Paulo Bigdinho:
A gente, para finalizar, agradece, né? A população que acreditou na gente. Foram mais de 47 mil votos. Mas eu tenho falado todo o tempo, nós vamos coordenar para todos, né? Para mais de 200 mil pessoas de Santa Luzia. É a nossa missão. Foi conferida para a gente.
E apesar da dificuldade, nós estamos otimistas.
Vice Ilacir:
- O Bigodinho (Ricardo) falou muito bem. A gente gosta de trabalhar. A gente fez uma campanha muito séria, com muita transparência. Tentando levar a verdade para a população. E é o que nós vamos fazer na prefeitura.
Volto a repetir. Nós vamos encontrar uma situação financeira drástica. Que é o que nós já estamos constatando na transição.
Nós vamos precisar de um pouco de paciência da população. Só que eu acho que com muita coragem, determinação, enxugando a máquina pública, essa parceria com a população e a transparência, né? A gente tem que, em todo momento, deixar bem claro todos os nossos passos, nós vamos estar dando. A gente vai conseguir fazer com que Santa Luzia saia vencedora de novo. Muito obrigado.
Quer aprofundar essa jornada de Transformação? E descobrir mais sobre os pilares do comportamento empreendedor?
Deixe seu Like, se gostou compartilhe com amigos e deixe sua duvida ou curiosidade.
Política de Privacidade
Nosso compromisso é respeitar sua privacidade. Todas as informações coletadas são utilizadas exclusivamente para melhorar a experiência do cliente em nossa página, seguindo todas as normas de proteção de dados. Nenhum dado é compartilhado sem o consentimento do usuário.
Aviso Legal
Este conteúdo tem finalidade educacional e informativa, não se constituindo como consultoria personalizada. Para uma avaliação específica das necessidades do seu negócio, consulte um especialista em varejo
Comments